Guedes Gerontologia

Criada em 2020, a Guedes Gerontologia é uma empresa que oferece serviços gerontológicos com foco em estimulação cognitiva. Comandada por duas irmãs gerontólogas, a empresa tem o propósito de levar o trabalho da Gerontologia para o maior número possível de pessoas, assegurando que tenham acesso a um envelhecimento ativo e com qualidade de vida.

Buscamos, por meio da estimulação cognitiva, promover a importância do cuidado com a saúde cerebral. Temos o objetivo de preservar a autonomia e independência de pessoas cognitivamente saudáveis e de proporcionar um melhor manejo e assistência a idosos com diagnóstico de doenças neurodegenerativas, buscando desacelerar sua progressão.

foto beatriz guedes

BEATRIZ GUEDES

Gerontóloga pela USP
Formação em Estimulação Cognitiva

Bacharel em Gerontologia pela USP, iniciou seu interesse pela área da cognição em seu primeiro ano de graduação, ao integrar o antigo projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade, atualmente USP 60+.

No projeto, durante os quatro anos de graduação, foi responsável pela oficina Senior English, voltada para o ensino de Inglês para idosos, lecionando e desenvolvendo material didático para doze turmas. Participou, também, das oficinas de inclusão digital para idosos durante um ano.

Ao graduar-se, realizou cursos voltados para Estimulação Cognitiva, demências e envelhecimento da cognição com o propósito de aprofundar seus conhecimentos na área.

Fundou a Guedes Gerontologia em 2020, com o intuito de promover a importância do cuidado com a saúde cognitiva e aumentar o acesso de idosos a serviços voltados para a ginástica cerebral.

foto mariana guedes

MARIANA GUEDES

Gerontóloga pela USP
Mestre em Ciências pela FMUSP

Graduou-se no bacharelado em Gerontologia pela USP em 2013. Em 2014, integrou o grupo de pesquisa em Geriatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), no qual foi responsável por avaliar o desempenho cognitivo de idosos saudáveis quando submetidos ao calor.

Em 2015, iniciou seu mestrado em Fisiopatologia pela FMUSP, com o intuito de analisar o efeito da umidade relativa no desempenho cognitivo de idosos saudáveis. Concluiu sua tese em 2019.

No período de 2017 a 2019, atuou integrando equipe multiprofissional em uma operadora de saúde. Entre 2019 e 2021, foi gestora de um residencial para idosos.

Em 2021, retornou para a área da cognição, integrando a Guedes Gerontologia ao lado de sua irmã.

logo gerontologia

Quem é e o que faz o gerontólogo?

O Brasil vem sofrendo uma inversão em sua pirâmide etária. A expectativa de vida vem aumentando cada vez mais, em contrapartida, as taxas de fecundidade vêm diminuindo. Como resultado, a população brasileira vem se tornando cada vez mais idosa. Pensando nisso, a Universidade de São Paulo (USP) criou em 2005 o curso de graduação em Gerontologia , para que o país pudesse contar com profissionais aptos para lidar com as questões do envelhecimento e amparar a população idosa brasileira.

O gerontólogo é o profissional bacharel que estuda os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento humano e da velhice. Sua formação é multidisciplinar e ocorre por meio de uma graduação de quatro anos que o torna apto para atuar em quatro grandes áreas.

Microgestão É a gestão do envelhecimento e velhice de forma individualizada, de acordo com a realidade de cada pessoa. Inclui serviços como estimulação cognitiva, avaliação gerontológica multidimensional, plano de cuidados, plano de envelhecimento saudável, preparação para aposentadoria e orientação para familiares e cuidadores.

Mesogestão Atuação na gestão de equipamentos voltados para a população 60+, como centros de convivência para idosos, centros-dia, residenciais para idosos, hospitais, ambulatórios e unidades de saúde.

Macrogestão Atuação na promoção e implementação de políticas públicas voltadas para o envelhecimento e para a população 60+.

Área acadêmica Atuação na realização de pesquisas científicas voltadas para o envelhecimento e para a velhice.